MAE

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), foi inaugurado em 1963 e é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede expositiva está localizada no município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. Essa edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e transferida  para a guarda da UFPR em 1958.

O MAE é um museu multilocalizado; além do espaço museológico em Paranaguá, existem dois outros em Curitiba:  a Reserva Técnica, instalada no Campus Cabral, e uma Sala Didático Expositiva, localizada no Prédio Histórico Central da UFPR. O acervo do museu é composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná, daí sua grande importância para a compreensão da história do Estado. Atualmente possui um acervo dividido em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.

Atualmente o seu acervo é constituído por 40 mil peças, obtidas por doações, permutas e convênios com outras instituições brasileiras e internacionais, por aquisição de artesãos e das populações regionais, assim como provenientes de pesquisa arqueológica e etnológica realizadas por professores do Departamento de Antropologia da UFPR e outras instituições brasileiras e internacionais.

O acervo arqueológico de base-pré-história é constituído de materiais líticos, ósseos, conchifreiros, cerâmicos e de fauna, totalizando aproximadamente 36 mil peças. Com cerca de 1300 peças representativas de 42 grupos indígenas de diferentes regiões do Brasil, o acervo etnográfico é composto por utensílios e instrumentos de trabalho, assim como por plumária, tecelagem, trançados, armas e adornos corporais. Entre as peças oriundas dos grupos originários do Paraná, como Kaingang e Guarani, o acervo conta ainda com uma coleção ímpar dos Xetá, contatados na década de 1950 e atualmente extintos enquanto sociedade (restaram apenas oito indivíduos).

O acervo da unidade de Patrimônio

e Cultura compõe-se de aproximadamente 1200 peças de artefatos populares, representativos de folguedos, tecelagem, cerâmica e brinquedos, assim como de indumentária, adornos e instrumentos musicais relacionados às expressões lúdicas da Congada, Cavalhada e Fandango.

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)
Diretora: Márcia Cristina Rosato
Vice-diretora: Laura Pérez Gil

Chefe de unidade de Arqueologia: Sady Carmo Junior
Chefe de unidade de Etnologia: Laura Pérez Gil
Chefe de unidade de Cultura e saberes populares: Liliana de Mendonça Porto
Reserva Técnica: Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê
Telefone: (41) 3313-2042
E-mail: maert@ufpr.br

 

UFPR ABA CNPQ CAPES