Em 2016 consolidou-se a implementação – através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR – do sistema SIGA: Sistema de gestão da Pós-Graduação, cuja fase inicial foi em 2015. Trata-se de uma plataforma desenvolvida na UFPR, com recursos próprios, que é integrada à Plataforma Lattes.

Com diferentes interfaces, o SIGA permite o acesso e gerenciamento de informações por parte da coordenação/secretaria do PPG, do Professor e do Aluno. A secretaria organiza os dados acadêmicos, cadastros, registros, oferta de disciplinas. Os professores acompanham o desempenho e a vida acadêmica de seus orientandos, além de poder registrar sua produção intelectual (por meio da integração com a plataforma Lattes). Os alunos fazem matrícula em disciplinas de forma eletrônica e tem acesso aos seus dados de pesquisa e produção.

O SIGA permite acompanhar a progressão acadêmica dos discentes, desde o processo seletivo até a titulação e emitir documentos com autenticação eletrônica tais como: declarações, certidões, certificados, histórico escolar, atas, comprovante de recebimento de bolsa, produção intelectual, atividades de pesquisa, dentre outros.

O SIGA visa ainda fornecer aos professores ferramentas gerenciais para apoio às atividades de docência, pesquisa e orientação, gerando e contabilizando os dados relativos à sua progressão funcional.

UFPR ABA CNPQ CAPES