Documentos de referência

Instrução normativa

Confira a Instrução Normativa 002/2016 referente a aplicação de política afirmativa para Indígenas e Quilombolas nos processos seletivos do PPGA.

Prova de suficiência em idioma em língua estrangeira

A aprovação em testes como Cambridge, TOEFL, TOEIC, IELTS, DALF e DEFL são considerados como comprovantes de suficiência em língua inglesa e língua francesa.

Os certificados devem apresentar as seguintes pontuações mínimas: Cambridge, aprovação no nível FCE (First Certificate in English); Toefl, 60 (sessenta) pontos no Internet Based Test ou 490 (quatrocentos e noventa) pontos no Paper Based Test; Test of English for International Communication – TOEIC (mínimo de 605 pontos) ou ainda o International English Language Test – IELTS (mínimo de 6,0 pontos). Para língua francesa, deve ser apresentado diploma DALF ou DELF (mínimo B2).

O certificado de aprovação em exame de língua estrangeira deverá ser entregue à secretaria do PPGA no momento da apresentação do candidato para a realização da prova escrita. Só serão aceitos, para fins de dispensa da prova de idioma, os certificados acima mencionados ou o certificado de suficiência emitido pelo Núcleo de Concursos da UFPR.

O candidato ou candidata oriundo de países de língua não‐portuguesa deverá demonstrar proficiência em língua portuguesa mediante apresentação do Certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros, Celpe-Bras (Conforme Resolução CEPE/UFPR n. 65/09, artigo 78).

 

Processos seletivos em andamento

Processo Seletivo 2018 – Mestrado

Edital 01 – Processo seletivo para o mestrado 2018

Edital 02 – Processo seletivo para o mestrado 2018 (Quilombolas e Indígenas)

 

Processo Seletivo 2018 – Doutorado

Edital 01 – Processo seletivo para o doutorado 2018

Edital 02 – Processo seletivo para o doutorado 2018 (Quilombolas e Indígenas)

 

 


Para acessar os editais dos  processos seletivos já concluídos, clique aqui.

UFPR ABA CNPQ CAPES