Objetivos

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil através da excelência na produção de conhecimentos e formação de recursos humanos de alto nível na área do Design. Para atingir este objetivo, oferece cursos gratuitos de Mestrado e de Doutorado em Design e promove um intenso volume de atividade de ensino, pesquisa e extensão estruturados em suas duas linhas de pesquisa:

•             Sistemas de Produção e Utilização – SPU: esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de conhecimento de maneira a se obter design economicamente viável,  socialmente justo e ambientalmente responsável, conferindo maior competitividade ao setor produtivo, desde associações de artesãos até grandes empresas. Esta linha vem desenvolvendo critérios, ferramentas, métodos e reflexões críticas, contribuindo para o aperfeiçoamento da teoria e prática do Design de produtos, serviços e sistemas.

•             Sistemas de Informação – SI: nesta linha são estudados sistemas de informação, artefatos e documentos gráficos analógicos e digitais no intuito de promover a eficácia do processo de comunicação e ensino, assim como atividades de entretenimento digital.

O tem sido buscado através da implementação de sete políticas centrais, as quais vem sendo aperfeiçoadas à medida que os programa evolui e se consolida:

•             “Política de Internacionalização”: o programa almeja ser um centro de excelência internacional, sendo que tal meta passa pela busca de parcerias e projetos colaborativos com as principais instituições de pesquisa pertinentes às linhas de pesquisa do Programa. Dos convênios coordenados pela Assessoria de Relações Internacionais da UFPR, pelo menos seis tem direta atuação dos professores do PPGDesign/UFPR, destacando-se aqueles firmados com o Politecnico di Milano e Köln International School of Design (vide: http://www.internacional.ufpr.br/portal/listar_parceiras). O programa ofereceu em 2012 trimestralmente pelo menos uma disciplina na língua inglesa, de maneira a estimular a maior presença de pós-graduandos intercambistas de instituições estrangeiras (Alice Tedesco e Alessio Ravera Chion do Politecnico de Turim e Jack Spencer de Loughbrough University). Como reflexo desta política o programa tem recebido demanda de estrangeiros no processo de seleção, em sua grande maioria Sul Americanos;

•             “Política de Aperfeiçoamento Continuado do Quadro Docente”: o “Plano de Capacitação” do programa tem como meta ter cem por cento de seu corpo docente com pós-doutorado até 2021, sendo este plano compartilhado como o Departamento de Design da UFPR. No início de 2011 o programa dispunha de 4 professores com pós-doutorado (Prof Dr. Aguinaldo dos Santos; Prof. Dr. André Luiz Battaiola; Profa. Dra. Carla Galvão Spinillo e Prof. Dr. Adriano Heemann). Em 2012 mais dois professores iniciaram seus respectivos pós-doutorados (Prof. Dr. Ronaldo Correa e Profa. Dra. Maria Lucia Okimoto), além do ingresso no quadro de professores do programa da Profa. Dra. Claudia Mara Scudelari Macedo, a qual já tem pós-doutorado. Além destes professores, vale destacar a aprovação em 2012 no Departamento de Design da autorização para realização de pós-doutorado da Profa. Viviane Gaspar Ribas El Marghani. Como parte desta política tem-se também estimulado que os recém-doutores alcancem a capacitação necessária para o ingresso no programa, seja através da participação em disciplinas, participação em projetos de pesquisa, publicações, ou através de co-orientações (exemplos: o pós-doutorando Dr. André de Souza Lucca co-orientou a mestranda Carolina Daros; o prof. Dr. Kleber Puchaski, do Departamento de Design da UFPR, participou de bancas no PPGDesign);

•             “Política de Estímulo à Qualidade e Quantidade da Produção Científica”: tem sido dado absoluta prioridade na utilização dos recursos do programa no custeio pertinente à produção científica. Este estímulo tem ocorrido também através da articulação de um “planejamento integrado de publicações”; o incentivo à participação dos mestrandos em eventos científicos continuou em 2012 o retrospecto observado em 2011, sendo o apoio com diárias e passagens o segundo item de maior dispêndio dos recursos do PROAP no ano, logo após os itens associados  com as despesas com a realização das bancas;

•             “Política de Desenvolvimento do Conhecimento em Colaboração com a Sociedade”: os projetos de pesquisa do programa via de regra são realizados em direta colaboração com representantes do primeiro, segundo ou terceiro setor, contribuindo para a pertinência no mundo real do conhecimento desenvolvido no âmbito do programa. Houve esforços de consolidação de parcerias com empresas parceiras do programa como Whirpool, COHAPAR, Solbravo, etc). Como exemplo destes projetos está o Projeto E-Wise, o qual busca estabelecer uma agenda de inovação em Design para a habitação de interesse social, a partir da caracterização dos hábitos de consumo de água e energia. O projeto é financiado pela FINEP (edital 07/2009) e tem como parceiro a COHAPAR – Companhia Paranaense de Habitação. Internamente na instituição o PPGDesign tem também interagido com todas as instâncias, incluindo a Agência de Inovação da UFPR, a qual teve os professores Dr. Aguinaldo dos Santos e Prof. Dr. Alexandre Pelegrini ocupando anteriormente as posição de Coordenador de Transferência de Tecnologia e Assessores para Transferência de Tecnologia, respectivamente. Esta agência é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e tem como objetivo promover a cultura de inovação na UFPR. Ao final de 2012 destaca-se o advento da implantação do Setor de Artes, Comunicação e Design na UFPR, abrindo novas perspectiva de estreitamento dos relacionamentos com estes cursos afins;

•             “Política de Transparência do Programa”: o programa disponibiliza todas as suas informações em seu site na internet, utilizando também diversas outras mídias e estratégias de comunicação para informar a sociedade acerca de suas atividades. Através da parceria com a Pró-Design e Centro Brasil de Design, o PPGDesign divulgou suas pesquisas para a comunidade durante a Design Week, onde os pós-graduandos tiveram a oportunidade de compartilhar os avanços de suas pesquisas com o público externo. Em 2012 o programa estabeleceu parceria com o Portal Design Brazil para divulgação dos avanços das pesquisas no programa. Com a adoção da plataforma WordPress o programa tem ampliado a agilidade de disponibilização das informações, beneficiando-se para tanto do provimento por parte da UFPR de funcionário público especializado na gestão de conteúdos em páginas na web. Outra medida importante no sentido de ampliar a transparência dos processos no programa foi a adoção de um Edital de Credenciamento de Professores, tornando público o processo de inserção de novos professores no programa, contribuindo para estimular o ingresso de novos professores (em 2012, o edital resultou no cadastramento da Profa. Dra. Claudia Mara de Macedo Scudelari). No diálogo com os pós-graduandos implementou-se a prática de realização de uma reunião por mês com a coordenação, em geral no mesmo dia da reunião do colegiado, na qual a pauta é determinada pelos próprios pós-graduandos;

•             “Política de Desenvolvimento de Competência em Ensino entre os Pós-Graduandos”: a proximidade da pós-graduação com a graduação é um dos diferenciais do programa. A explicação para tal reside no fato de que entre os 14 (quatorze) professores do corpo permanente do programa, 8 (oito) tem vínculo direto com o Departamento de Design. Há estreita colaboração entre a Coordenação do PPGDesign, a Chefia do Departamento de Design e a Coordenação do Curso de Design, possibilitando, por exemplo, o planejamento integrado de ações que oportunizam a experiência do pós-graduando no processo de ensino e, também, a gestão integrada dos recursos financeiros disponíveis. Investimentos conjuntos tem sido realizados em espaços coabitados por pós-graduandos e graduandos. Esta participação tem ocorrido não só entre os bolsistas de Demanda Social e REUNI, mas com todo o grupo de pós-graduandos. Tal participação tem ocorrido através da disciplina de “Prática Docência”, a qual transcorre ao longo de um semestre, sendo obrigatória para os bolsistas. Com a implantação do curso de doutorado foi incorporado na grade curricular as “Atividades Formativas” que deverão instrumentalizar a participação dos pós-graduandos no apoio a atividades de extensão e ensino;

•             “Política de Planejamento Financeiro Integrado”: com o propósito de fazer um uso mais otimizado dos recursos públicos, o PPGDesign vem realizando esforços no sentido de direcionar o uso de seus recursos de forma integrada com a Chefia do Departamento de Design, Coordenação do Curso de Design e junto aos projetos de pesquisa coordenados pelos professores do programa. Em 2011 esta política resultou na primeira edição do Plano Integrado de Orçamento, possibilitando a concentração de esforços em melhoria da infraestrutura em pontos de mútuo interesse entre a pós-graduação e graduação;

•             “Política de Interação Continuada com o Egresso”: o acompanhamento dos egressos do programa tem comprovado a contribuição do programa na formação de recursos humanos de alto nível. Os destinos principais são os cursos de Doutorado e a atuação no ensino em universidades privadas e particulares, sendo que alguns participaram em 2012 do processo de seleção para a primeira turma de doutorado do PPGDesign. Os destinos de capacitação tem incluído em grande parte as instituições de ensino e pesquisa do sul: Rio Grande do Sul [na Escola Técnica Federal de Pelotas (Daniela Brisolara (2006)]; Paraná [UTFPR (Maria Lúcia Siebenrok (2012); Universidade Tuiuti-PR (Tiago Maia (2008), Universidade Positivo (Nelson Smythe Jr (2010)), UFPR (Ricardo Martins (2010), Naotake Fukushima, Marco Mazzaroto, Rafael Dubiela, Claudia Zacar Hasegawa), UEL (Claudio Pereira Sampaio (2006)); Unibrasil (Alice Maria Ribeiro da Silva (2006) e Maria Olinda (2009)), UNILA- Foz do Iguaçu (Izamara Carniatto (2006)), IFSUL (Daniela Brisolara (2008)) e, também, no SENAI (Fabiano de Miranda (2010)] e Santa Catarina [SENAI (Sandra de Brito da Silva (2008)]. Alguns dos egressos já encontram-se em processo de doutoramento como Patrícia Fujita (Fio Cruz- RJ), Kátia Godói (USP), Raffaela Leane Zenni Tanure (2008) realizada doutorado em Engenharia de Produção na UFRGS; Rosana Vasquez (2011) realiza doutorado em Arquitetura na FAU/USP; Jucélia Giacomini (2010) realiza doutorado em Design na PUC-RJ; Kátia Godi (2007) realiza doutorado no PPGEducação da PUC-SP; Daniel Lourenço (2009) realiza doutorado em Design na UFPE; André Pottes de Souza (2010) realiza doutorado na UTFPR; Jairo da Costa Júnior (2010) realiza doutorado na Delft University – Holanda; Márcia Maria Alves (2010) realiza doutorado no PPGDesign/UFPR; Marcos Namba Beccari (2010) realiza doutoramento em educação na USP.

•             De forma similar, o Programa tem ações de integração de seus egressos, através de produção científica conjunta com docentes e participação em projetos de pesquisa e dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa (Design Digital e da informação; Design Sustentável, Ergonomia e Gestão do Design).

O Programa também vem constantemente aprimorando-se em sua estrutura de gestão, revendo suas práticas e normas internas quanto ao ingresso de docentes, acompanhamento dos bolsistas, avaliação das disciplinas, processo seletivo e relação orientador-orientando. Neste último quesito tem se mantido a política de distribuir 4 orientandos (mestrado) por professor, o que tem resultado em maior qualidade do processo de orientação. Com a implantação do doutorado, esta estratégia de priorização da qualidade ao invés de quantidade, também repercutiu no número de selecionados, sendo a média de 1 doutorando por professor (11 alunos no total foram selecionados).

Quanto às tendências do Programa, as ações e resultados em 2011 indicam: (a) a consolidação das parcerias nacionais e internacionais, (b) a ampliação do corpo docente em função das ampliação do número de doutores disponíveis no Departamento de Design da UFPR; c) ampliação do nível de capacitação do corpo docente, com a realização dos pós-doutoramentos;  d) ampliação da infraestrutura do programa com a construção do novo prédio para o Setor de Artes, Comunicação e Design (vide www.concursosarquitetura.ufpr.br/campuscabral/); e (c) a consolidação das competências do corpo docente no âmbito da pós-graduação Strictu Sensu, ampliando-se assim, a capacidade de contribuições ao conhecimento do programa tanto a nível regional como nacional e internacional.

Por decisão do colegiado do PPGDesign decidiu-se pela “incubação” de uma nova linha de pesquisa no programa, com uma perspectiva de efetiva implantação a médio prazo (5/6 anos). Esta linha trata do estudo da “história do design”, incluindo-se aí o estudo tanto do design regional como brasileiro (o PPGDesign tem atualmente o Prof. Dr. Ronaldo Corrêa atuando nesta temática). Alinhado com a estratégia em 2012 o PPGDesign dedicou recursos para uma disciplina da Professora Dra. Paula Landim (UNESP-Bauru) que tratou da história do design & arquitetura; ainda em 2012 obteve-se a concordância do Prof. Dr. Marcos Braga (USP) para que o mesmo realizasse em 2013 uma disciplina no PPGDesign. Iniciou-se tratativas também com a Professora Dra. Rosane Kaminski, do doutorado em História da UFPR, para participar desta linha de pesquisa no programa. Nesta linha de pesquisa o Prof.  José Humberto Boguszewski, do Departamento de Design, concluiu em 2012 doutoramento no Programa de Pós-Graduação em História da UFPR (nota 5 na CAPES).

A linha de pesquisa de SI tende no futuro próximo a aprofundar o foco na temática de jogos e ambientes hipermídia. Atualmente o PPGDesign tem atuando na temática a Profa. Dra. Stephania Padovani e Prof. Dr. André Luiz Battaiola. Tem-se a expectativa da integração da Profa.Carol Calomeno (atualmente Chefe do Departamento de Design da UFPR) nos quadros do PPGDesign. A referida professora conclui em 2013 seu doutorado em Ciências da Comunicação (Conceito CAPES 5) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. O tema da tese da mesma refere-se à “Linguagem Visual de Jogos Digitais Educacionais”.  Além disto, em 2012 o Prof Rafael Dubiela (do Departamento de Design da UFPR) teve sua aprovação para ingresso no PPGDDesign, sendo que a temática de sua tese de doutorado deverá versar sobre “jogos”, mesmo objeto de pesquisa de seu mestrado e, também, mesmo objeto de sua atuação profissional. Em 2012 contratou-se a Profa. Dra. Vania Ulbricht como professora visitante, especialista no design de soluções de hipermídia para ambientes de aprendizado. A professora tem contribuindo para a transferência de know-how para o corpo docente e discente de suas competência ensino-aprendizagem, hipermidia, acessibilidade, design de hipermídia, representação gráfica e geometria descritiva. Aprovou-se ainda em 2012 a contratação do Prof. Dr. Tarcísio Vanzin (UFSC) para ampliar as competências do programa na temática, através de suas competências em Produção Hipermídia, Sistemas Multimídia, Cibercidades, Cibersociedade, Criatividade, Erros Humanos e Historia e Teoria da Mídia.

Na linha de pesquisa de SPU, o programa tem na temática do Design & Sustentabilidade um foco de um número significativo de projetos de pesquisa. Participam de forma direta e indireta nesta temática vários professores do programa: Profa. Dra. Maria Lucia Okimoto, Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos, Prof. Dr. Dalton Luiz Razera e Prof. Dr. Adriano Heemann. A perspectiva de médio prazo é a ampliação do quadro de professores atuando nesta temática, tendo em vista que a Profa. Dulce Albach (atual coordenadora do Curso de Design da UFPR) foi selecionada para doutoramento no PPGDesign/UFPR e outros dois professores do Departamento de Design, com mestrado na temática (Claudia Zacar Hasegawa e Naotake Fukushima) já iniciaram o doutoramento em 2014.