Notícias

Revista PROBLEMATA – Ensino de Filosofia e Questões de Gênero

Publicação de número especial PROBLEMATA – Revista Internacional de Filosofia: “Ensino de Filosofia e Questões de Gênero”

A Revista Problemata, Revista Internacional de Filosofia, acaba de publicar um novo número especial sobre Ensino de Filosofia e Questões de Gênero, organizado pelos Professores Flávio Carvalho e Valter Ferreira Rodrigues.

v. 11 n.3 (2020): ENSINO DE FILOSOFIA E QUESTÕES DE GÊNERO – Edição especial

 

Indicada ao prêmio Filósofas – Edição 2020

Após recomendações internas e análise da Comissão Avaliadora, a Coordenação Nacional do PROF-FILO indicou o seguinte trabalho para representá-lo no prêmio Filósofas  – Edição 2020:

  • Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado:

Dissertação indicada: A relação entre impulso lúdico em Schiller e a produção filosófica no ensino médio 
Autora: Leila Athaides da Rosa (UFPR – Turma 2017-2019)
Orientador: Prof. Dr. Tiago Fonseca Falkenbach

IV Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos

Inscrição de trabalhos para o IV Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos está aberta. Evento Gratuito e que será realizado na modalidade online.

Teremos espaço específico para socialização e debate de trabalhos e produtos de Pós-graduação na área de Ensino. Venha conversar com a gente.

O prazo de inscrição é até 30/08/2020. 

Segue abaixo o link para inscrição de trabalhos.

http://forumescolaparatodos.com.br/trabalhos/ 

Contamos com sua presença e com sua colaboração na divulgação aos pares.

 

Deleuze&Guattari Latinoamérica

Universidade Estadual de Montes Claros – Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento
labfilo.unimontes@gmail.com

O Canal Agenciamentos Contemporâneos (www.yotube.com/agenciamentos) vinculado ao Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento (Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros, MG) vem informar que no mês de agosto realizaremos um encontro internacional em torno do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na oportunidade, o encontro (com transmissão via youtube) reunirá pesquisadores e pesquisadoras de vários países da América Latina (México, Chile, Brasil, Peru, Equador, Uruguai, Colômbia, Argentina). 
Sintam-se convidados e convidadas para acessarem o canal no dia e horário do evento (conforme indicado no cartaz de divulgação) para acompanhar as conversações.
 
O evento é gratuito e aberto. 
Canal Agenciamentos Contemporâneos 
 
 

25 Ago 2020

PROGRAMAÇÃO

Transmissão Canal www.youtube.com/agenciamentos

DIA 25 DE AGOSTO 

10 DA MANHÃ – HORÁRIO BRASÍLIA

Sebastián Pimentel (Peru)

Julian Ferreyra (Argentina)

Alfredo Perdomo (Uruguay)

Verônica Damasceno (Brasil)

DIA 26 DE AGOSTO 

10 DA MANHÃ – HORÁRIO BRASÍLIA

Sara Baranzoni (Ecuador)

Cristina Pósleman (Argentina)

Paolo Vignola (Ecuador)

Bráulio Rojas Castro (Chile)

DIA 27 DE AGOSTO

10 DA MANHÃ – HORÁRIO BRASÍLIA

José Ezcurdia (México)

Patrício Landaeta (Chile)

Mariana de Toledo (Brasil)

Gustavo Chirolla (Colômbia)

Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento.

Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo Unimontes, Montes Claros, MG

Coordenação Didática do Curso de Filosofia – Unimontes, MG

 

 

Plataforma CAPES de Educação Básica – cadastro OBRIGATÓRIO

A CAPES acaba de lançar a nova plataforma de Educação Básica, com vistas a aprimorar a gestão dos Mestrados Profissionais em Rede, bem como proporcionar um panorama mais amplo das políticas de formação continuada para Professores da Educação Básica, em nível strictu sensu.

Para que possamos obter dados atualizados do PROF-FILO, que poderão também ser consultados pela comunidade interna e externa ao Programa, é imperativo que todos os mestrandos acessem a Plataforma CAPES de Educação Básica e preencham seus currículos. Esse preenchimento deve acontecer a partir de 19/08 até, no máximo, 15/09/20.

O acesso à Plataforma Capes de Educação Básica, deverá ser realizado pelo link: http://eb.capes.gov.br; para facilitar o entendimento do preenchimento dos formulários, está anexado a este documento o Manual do Usuário Plataforma CAPES de Educação Básica, e existindo maiores dúvidas a serem sanadas, essas poderão ser apresentadas aos canais de email plataforma.currriculo@capes.gov.br, ou pelo Fale Conosco 0800616161, opção 7.

Memorando-Circular nº 3/2020/UFPR/R/CH/PPGFMP
Manual do Usuário Plataforma CAPES de Educação Básica
Ofício Circular nº 28/2020-CPCF/CGPC/DED/CAPES, 10/08/2020

Resultado do Edital nº 001/2020 de inscrição para bolsas

O número de bolsas disponível para cada núcleo pode ser consultado no Edital nº 001/2020.

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo  
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros 
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Tocantins 

Edital de concessão de bolsas – Turma 2020-2022

A Coordenação Nacional do PROF-FILO torna público o Edital que rege a concessão de bolsas para os alunos ingressantes na Turma 2020-2022, cujas aulas têm início previsto para as aulas em setembro/2020.

Edital nº 001/2020 – PROF-FILO (versão retificada em 05/08/20, 18h30)
Anexo I – Declaração (formato word)
Portaria nº 61 de 22 de março de 2017 da CAPES que estabelece regras para concessão de bolsas nos mestrados profissionais 
Formulário de inscrição (a ser preenchido conforme o Edital nº 001/2020 – PROF-FILO)

Ressaltamos que o referido Edital se destina exclusivamente aos aprovados no Processo Seletivo Turma 2020-2022 e que se enquadram no termos da Portaria nº 61 de 22 de março de 2017.

Publicado em 05/08/2020, às 11h, horário de Brasília.

Roda de conversa: “O ensino de filosofia em tempos de pandemia”

Os objetivo da Roda de Conversa são manter vivo o pensamento filosófico em tempos de pandemia e isolamento social, estreitar laços de pesquisa e trocar experiências sobre Ensino de Filosofia na Educação Básica. 

Convidados:

Prof. Sérgio Lagoa – Associação de Professores de Filosofia – Portugal

Prof. Rodrigo de Jesus – Departamento de Filosofia – UFMT

Data: 09/07/2020
Horário: 14h

Link: https://meet.google.com/vtr-opjy-hqt
Cartaz do evento

Chamada para publicação – Revista Dialectus

A associada Universidade Federal do Ceará (UFC) do PROF-FILO e a Revista Dialectus tornam pública a chamada de artigos para o número especial da referida revista dedicado ao Ensino de Filosofia.
A publicação pretende promover a parceria egresso-orientador e a integração entre as associadas do Norte e Nordeste.
Chamada

Chamada para publicação Revista PROBLEMATA – Ensino de Filosofia e Questões de Gênero

Chamada para publicação de número especial da PROBLEMATA – Revista Internacional de Filosofia – sobre “Ensino de Filosofia e Questões de Gênero“.

Prazo de submissão de artigos: 15 de julho de 2020.

Mais informação em: chamada

As contribuições devem ser submetidas no portal da Revista PROBLEMATA https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/about/submissions. Fazer o cadastro no sistema, procurar a opção “Nova Submissão”, em seguida, no item “Seção” selecionar “Ensino de Filosofia e Questões de Gênero (2020)”. Mais informações podem ser solicitadas aos organizadores por meio dos e-mails: flavio.carvalho@ufcg.edu.br e valter.rodrigues@ce.ufpb.br .

ANPOF – V ENCONTRO NACIONAL ANPOF ENSINO MÉDIO – CONVOCATÓRIA

A ANPOF realizará pela quinta vez o Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio durante seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia (GO), de 19 a 23 de outubro de 2020.

A submissão de trabalhos para esta atividade deve ser feita entre os dias 28/02/2020 e 08/05/2020. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ensino.medio@anpof.org.br

Informações completas em:  
http://anpof.org/portal/index.php/pt-BR/comunidade/noticiasblog/2488-v-encontro-nacional-anpof-ensino-medio-convocatoria

NOTA AOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA INGRESSO NO PROF-FILO EM 2020 (EDITAL PROF-FILO 01/2019)

A coordenação nacional do PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia, um dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), mantidos pela CAPES/MEC, comunica-lhes que, apesar dos reiterados esforços realizados até aqui, não obtivemos da CAPES a necessária autorização para iniciar as nossas atividades no próximo mês de março, conforme estava inicialmente previsto no cronograma do processo seletivo convocado pelo Edital PROF-FILO 01/2019.

As aulas e todas demais atividades acadêmicas voltadas ao cumprimento de créditos no PROF-FILO terão início apenas a partir do dia 03 agosto de 2020, seguindo o calendário próprio a cada instituição associada ao programa. Até essa última data, os núcleos poderão programar e convidar os estudantes selecionados para outras atividades de caráter formativo, inclusive permitir que se matriculem de forma isolada em uma ou mais disciplina do programa, a depender da deliberação autônoma de cada colegiado local, com base, entre outros, na regulamentação própria da instituição à qual se vincula. Nenhum núcleo, no entanto, está obrigado realizar quaisquer dessas atividades seja por orientação seja norma geral estabelecida pela coordenação nacional do PROF-FILO.

Além disso, com a concordância da CAPES, deliberamos que o presente adiamento não será revertido no próximo ano, de tal modo que o mês de referência para o ingresso de novos estudantes no PROF-FILO passa a ser o mês de agosto, e não mais o mês de março, conforme ocorreu desde 2017. Em decorrência disso, o processo seletivo para ingresso em agosto de 2021 será realizado no primeiro semestre daquele ano, diferentemente dos anos anteriores, quando se realizaram no segundo semestre.

Solicitamos, todavia, a atenção dos estudantes já matriculados no PROF-FILO, pois o presente adiamento não afeta os ingressos em anos anteriores (2019 e, possivelmente, 2018), cujas atividades serão em breve reiniciadas, no prazo inicialmente previsto – na maioria dos casos, nas primeiras semanas do próximo mês de março, salvo algumas exceções.

Resta-nos reafirmar que esta coordenação lamenta profundamente o ocorrido, assim como os eventuais prejuízos, transtornos e frustrações causados aos candidatos selecionados. Durante os últimos dois meses, mantivemos um intenso e construtivo diálogo com a Diretoria de Educação à Distância da CAPES (DED/CAPES) na tentativa de reverter a decisão de adiamento, o que obviamente não foi possível. Todos estão suficientemente informados das severas restrições impostas ao sistema de financiamento do ensino superior público federal. Os programas PROEB, não obstante a sua evidente relevância social e cultural, não foram preservados pela racionalidade orçamentária que hoje preside as políticas públicas nacionais. 

Apelamos a todas e a todos que, além de manterem-se atentos às futuras comunicações das coordenações locais, de modo algum desistam do sonho, da convicção e da determinação que lhes fizeram buscar e alcançar a tão almejada vaga no PROF-FILO. Mais do que uma conquista para cada um de nós, o PROF-FILO é uma conquista da educação básica pública brasileira, dos seus docentes e dos seus estudantes. Precisamos transformar esse revés momentâneo num impulso para realizar uma significativa expansão do número de instituições associadas ao PROF-FILO, como condição para ampliar sua presença nas salas de aula e no cotidiano das escolas onde se ensina e se aprende Filosofia no nosso País.

Curitiba, 18 de fevereiro de 2020

Coordenação Nacional

PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia

www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/

Adiamento do início do PROF-FILO em 2020 para novos estudantes

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de esclarecimento

Edital 001/2019 – PROF-FILO – Alteração do cronograma

A coordenação nacional do PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia, um dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), mantidos pela CAPES/MEC, dirige-se aos candidatos aprovados e selecionados no processo seletivo convocado pelo Edital 01/2019 a fim de esclarecer as razões que levaram a, contra a nossa vontade, alterar o referido edital na data de hoje, postergando para o mês de agosto de 2020 o período previsto para a matrícula e o início das aulas dos discentes ingressantes.

Em ofício circular datado de 18/11, esta coordenação foi comunicada pela Diretoria de Educação à Distância da CAPES (DED/CAPES) de que “não haverá oferta do PROEB ao longo do primeiro semestre de 2020′ e que “as ofertas para o PROEB/2020 somente se darão a partir de agosto de 2020”, alegando para isso “a readequação orçamentária necessária para garantir a sustentabilidade e expansão do programa”.

Em ofício datado de 03/12, esta coordenação recorreu desta decisão, insistindo na necessidade de evitar a todo custo adiamentos de oferta dessa natureza a fim de “manter a boa imagem pública do nosso programa e da CAPES”,  bem como “preservar a normalidade e estabilidade administrativa e pedagógica do PROF-FILO e demais programas do PROEB, ambas conquistas que dignificam a educação pública brasileira e, em especial, esta agência de fomento fundada pelo pensador [Anísio Teixeira] que, diante da divisão entre professores de ensino primário e secundário e professores do ensino superior, ousou sonhar com ‘a fusão sincera e cordial de todas as forças vivas do magistério’.”

A resposta da CAPES, em ofício datado do mesmo dia, não considerou nenhum dos contra-argumentos apresentados e apenas reiterou as mesmas razões de ordem orçamentárias: “uma descentralização de recursos não passível de previsibilidade, o que, podem gerar uma insustentabilidade orçamentária ao programa como um todo”.

Não tomaremos estas como as palavras finais sobre o assunto. Enquanto houver prazo para tanto, pelas razões acima aludidas, temos o dever de insistir na manutenção do início do ano letivo de 2020 ainda no primeiro semestre. Provavelmente em conjunto com outros programas PROEB, solicitaremos uma audiência aos dirigentes da CAPES a fim de sensibilizá-los para a importância de preservar a normalidade administrativa e pedagógica dos nossos programas. Todavia, enquanto essa negociação não resultar na suspensão da medida inicialmente anunciada, fica alterado o calendário previsto no Edital 01/2019 – PROF-FILO, com previsão do início das atividades dos discentes ingressantes em agosto de 2020. Solicitamos que, no entanto, os estudantes selecionados fiquem atentos a novas comunicações e orientações desta coordenação ou da coordenação local do núcleo de sua escolha.

Curitiba, 06 de dezembro de 2019

Coordenação Nacional

PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia

www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/

 

Classificação final – (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros 
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins 

Recursos – 3ª Etapa – Arguição (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo  
Universidade Federal do Maranhão  (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná  (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná  (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos  
Universidade Federal do Tocantins  (não houve recursos)

Resultado – 3ª Etapa – Arguições (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros 
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí  
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins 

Recursos– 2ª Etapa – Prova (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo  (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão  (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná  (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos  (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins

Cronogramas de arguições – Processo Seletivo 2019-2020

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo (alterado)
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros 
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí   (alterado)
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins 

 

Resultado – 2ª Etapa – Prova teórica (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins 

 

Recursos– 1ª Etapa – Projeto (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo  (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Piauí 
Universidade Federal de São Carlos  (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins

Locais de prova

Os endereços dos locais de prova podem ser consultados neste link.

Lembramos a todos os candidatos que a prova será realizada no dia 05/10/2019, às 13h30horário de Brasília. Por isso, recomendamos atenção especial aos candidatos que farão a prova em núcleos cujo fuso horário for diferente desse. A prova tem duração máxima de 4 horas.

Local de prova atualizado para o núcleo UNIMONTES (03/10/2019).

Resultado – 1ª Etapa – Projeto (Processo Seletivo Turma 2020-2022)

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins 

O site será atualizado conforme o recebimento dos resultados dos núcleos.

NOVO Aviso – Homologação das inscrições

Devido à prorrogação do prazo de inscrição, a homologação das inscrições ocorrerá no dia 06/09, até às 17h. (horário de Brasília/DF)

Devido a imprevistos administrativos, a homologação será publicada no dia 10/09/19, até às 17h.

PRORROGAÇÃO – Inscrições para Processo Seletivo Nacional – Turma 2020-2022 PROF-FILO

NOVA Prorrogação – Devido a problema identificado no formulário de inscrição, as inscrições para o processo seletivo estão prorrogadas até o dia 03/09/19, 23h59.

O problema foi verificado, em particular, na tela de síntese da inscrição para os candidatos que optam pelo Núcleo UFCG. Neste caso, no campo NÚCLEO, aparece a informação “undefined”. Até que o problema seja solucionado, orientamos aos candidatos ao Núcleo UFCG que, apesar dessa informação, salvem a sua inscrição, se todos os demais campos estiverem corretos. A inscrição, neste caso, será validada normalmente, visto que o problema está circunscrito à informação disponível ao candidato, e não ocorre nos demais acessos administrativos.

Prorrogação das inscrições até o dia 01/09, 23h59.

Edital para o processo seletivo para Turma 2019-2021 do PROF-FILO.

Ficha de inscrição – inscrições de 05/08 a  31/08/19  01/09/19  03/09/19, penas online.

Recomenda-se a leitura atenta do Edital de Processo Seletivo para a Turma de 2020-2022 antes de realizar a inscrição.

Oficina de preparação para seleção do PROF-FILO (Curitiba/UFPR)

1ª Oficina de preparação para seleção do Mestrado Profissional em Filosofia

Objetivos: apresentar o PROF-FILO aos professores interessados e esclarecer as principais dúvidas quanto ao processo de seleção, especialmente, no que diz respeito ao projeto.

Data: 01/07/2019 
Horário: Tarde – 14h às 17h OU Noite -18h30 às 21h30.

Local: Edifício Dom Pedro II, Reitoria (UFPR) – Rua Dr. Faivre, 405 – Curitiba – PR

Cartaz

Inscrições: http://forms.gle/1x6L8d6pNdpHkibw8

*Serão emitidos certificados de participação

ESCOLA HFC&T 2019: abertas as inscrições

ESCOLA HFC&T

Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia

08-11.julho.2019

Curitiba-PR

Prorrogação do prazo de inscrições:

Até 7 de Julho

Em sua quinta edição bianual, a Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência dá continuidade à sua proposta de proporcionar um espaço formativo para o ensino e a pesquisa, incorporando, a partir desta edição, uma nova frente temática: a tecnologia. Tanto que, doravante, o evento passa a se chamar Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia – Escola HFC&T.

A Escola HFC&T é um evento voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica, das mais variadas áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências naturais, matemática, engenharias etc.), com interesses nos temas da história e da filosofia da ciência e da tecnologia, para fins de formação profissional e acadêmica.

A programação da Escola HFC&T está estruturada em dois módulos: curso principal e oficinas.

 

Curso principal: Quatro visões femininas sobre a filosofia e a história da ciência

O curso principal é ministrado por professores convidados sobre os seus temas de pesquisa, com carga horária de 12 horas (3 horas diárias), no período matutino. Nas edições anteriores, os professores convidados foram Michel Ghins (Université de Louvain), Mauro Condé (UFMG), Otávio Bueno (University of Miami) e Osvaldo Pessoa (USP).

Para ministrar o curso principal desta edição de 2019, comemorativa aos 10 anos da Escola, convidamos quatro destacadas pesquisadoras brasileiras em história e filosofia da ciência. O objetivo é, além de valorizar e divulgar o trabalho que cada uma delas realiza, dar visibilidade à presença das mulheres nos estudos filosóficos, históricos e sociológicos sobre a ciência no Brasil. O curso, intitulado “Quatro visões femininas sobre a história e a filosofia da ciência”, estará a cargo de:

 

Patrícia Kauark Leite (UFMG): física, com pós-graduação em filosofia, e pesquisas no campo da filosofia da ciência, filosofia transcendental e filosofia da mecânica quântica.

Luciana Zaterka (UFABC): química, com pós-graduação na área de história da filosofia e da ciência moderna, e pesquisas acerca da razão e experiência na modernidade, filosofia experimental no século XVII (Bacon, Spinoza, Boyle e Locke).

Indianara Lima Silva (UEFS): física, com pós-graduação na área de ensino, filosofia e história da ciência, e pesquisas na história da física no século XX, história da física no Brasil, história das mulheres nas ciências e tecnologia, e o ensino de física.

Leyla Mariane Joaquim (UFBA): bióloga, com pós-graduação na área de ensino, filosofia e história da ciência, e pesquisas em relações étnico-raciais e ensino de genética, história da genética e biologia molecular.

 

Oficinas

Serão ministradas por pesquisadores e professores interessados em compartilhar com um público não-especializado suas pesquisas. Versam, portanto, sobre os mais diversos temas no campo da história e filosofia da ciência e da tecnologia.

Cada oficina terá a carga horária total de 6 horas (dividida em dois dias), no período vespertino.

Estão programadas 20 oficinas, distribuídas em dois blocos de 10 oficinas a serem ministradas simultaneamente nos dias 08 e 09 de julho (Bloco A) e nos dias 10 e 11 de julho (Bloco B).

Cada participante, no ato da inscrição, deve optar pelas duas oficinas – sendo uma de cada bloco – que desejar frequentar durante o evento.

 

Bloco A (08-09/07, 14-17h30):

Métodos de prova em matemática e em outras áreas do conhecimento

Leônia Gabardo Negrelli (UTFPR)

Seabra Telles e a Filosofia Natural do Século das Luzes

Ronei Clécio Mocellin (UFPR)

Simulações de experimentos históricos no contexto HCTS

Marcia Costa (UEL) e Andréia Hornes (SEED/PR)

História Global e História da Ciência: quais diálogos e potencialidades para a pesquisa no Brasil?

Matheus Alves Duarte da Silva (EHESS-França) e Daniel Dutra Coelho Braga (UFRJ)

O curioso caso do sumiço de Descartes da História da Física

Veronica Ferreira Bahr Calazans (UTFPR)

Projetos participativos populares a partir da filosofia da tecnologia e dos estudos CTS: desafios e potencialidades

Cristiano Cordeiro Cruz (ITA)

Ciência e ideologia em Althusser

Lucas Barbosa Pelissari (IFPR)

A indução, seus problemas e propostas de solução

Pedro Bravo de Souza (USP)

A história de Darwin e Darwin na história

Liege da Silva Oliveira Stavis (SEED/PR)

Ciência, explicação e causalidade: reflexões a partir de Leibniz e Peirce

Max Rogério Vicentini (UEM) e Patrícia Coradim Sita (UEM)

 

Bloco B (10-11/07, 14-17h30):

A recepção dos Elementos de Euclides na primeira modernidade: aspetos filosóficos e científicos

Jorge Alberto Molina (UERGS)

A radioatividade nos trabalhos de Ernest Rutherford: algumas propostas didáticas para o modelo atômico nuclear

Deividi Marcio Marques (UFU)

Entre a tradição e a ressignificação da Física Escolar: a presença da História da Ciência no ensino

Tiago Ungericht Rocha (SEED/PR)

Análise de vestígios para a escrita da História das Ciências: o trabalho de campo do historiador em arquivos

Heraclio Tavares (USP) e Ivã Gurgel (USP)

O lugar de Os meteoros na filosofia natural de Descartes

Paulo Tadeu da Silva (UFABC)

Como as máquinas evoluem? O desenvolvimento dos objetos técnicos segundo Gilbert Simondon

Pedro Kritski (USP)

Conhecimento e poder: modos de educação do olhar

Débora Aymoré (UEAP) e Carolina Amaral (SEED/PR – UFPR)

Para que serve a matemática no estudo da Natureza? As abordagens de Bacon e de Galileu

Adilson Camilo de Barros (UTFPR) e Alex Calazans (UTFPR)

A seleção natural de Charles Darwin

Wilson Antonio Frezzatti Jr. (UNIOESTE)

Preternaturlidade e a cultura científica eletrovital: os experimentos de Andrew Crosse

Mauricio de Carvalho Ramos (USP)
INSCRIÇÕES

 

As inscrições foram prorrogadas até o dia 07/07/2019, e devem ser efetuadas exclusivamente pelo site:

 

http://hfc2019.herokuapp.com/users/sign_up

 

Taxa de inscrição: R$ 20,00

(Taxa a ser recolhida por meio de GRU gerada no ato da inscrição)

 

LOCAL CURSO PRINCIPAL

Teatro da Reitoria-UFPR. Rua XV de Novembro, 1299. Curitiba – PR

Horário: 9h00-12h00

LOCAL OFICINAS

Reitoria (UFPR). Rua Dr. Faivre, 405. Curitiba – PR

Horário: 14h00-17h30

Promoção:

       

 

Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFPR), em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR), em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR) e em Tecnologia (UTFPR)

 

A Escola HFC&T participa, ao lado da Escola USP de História das Ciências e da Escola de História da Ciência da UFMG, da Rede Brasileira de Escolas de História da Ciência

 

Mais informações:

escolahfc@gmail.com

http://bit.ly/escolahfct2019

Chamada para prorrogação

Chamada Publicação Revista Poiesis/Universidade Estadual de Montes Claros, MG.

A Revista Poiesis, do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes -, torna pública a chamada para submissão de artigos referente. Os números corresponderão ao Segundo Semestre de 2018 e Primeiro Semestre de 2019. No caso de recebermos muitos artigos, especialmente o Dossiê Filosofia e Ensino, então publicaremos em dois volumes. Link para a revista: www.periodicos.unimontes.br/poiesis. Contato para outras informações: depto.filosofia@unimontes.br
 

Resultado do Edital nº001/2019 de inscrição para bolsas

O número de bolsas disponível para cada núcleo pode ser consultado no Edital nº 001/2019.

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso  (não houve candidatos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Tocantins

Edital de inscrição para bolsas – 2019

A Coordenação Geral do PROF-FILO torna público o Edital que rege o processo de classificação dos alunos ingressantes em 2019, início das aulas em março de 2019, aos quais se destinarão as bolsas de estudos oriundas da Diretoria de Educação a Distância da CAPES. (DED/CAPES)

Edital nº 001/2019 – PROF-FILO
Portaria nº 61 de 22 de março de 2017 da CAPES que estabelece regras para concessão de bolsas nos mestrados profissionais 
Formulário de inscrição (a ser preenchido e entregue no respectivo núcleo do aluno)

Esse Edital se destina exclusivamente aos aprovados no Processo Seletivo Turma 2019-2021 e que se enquadram no termos da Portaria nº 61 de 22 de março de 2017.

Publicado em 08/03/2018, às 11h, horário de Brasília.

Classificação final – Processo Seletivo Turma 2019-2021

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  
Universidade Federal do Piauí  
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

Recursos – 3ª Etapa – Arguição

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí  (não houve recursos)
Universidade Federal de São Carlos (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins (não houve recursos)

Resultado – 3ª etapa – Arguições

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  
Universidade Federal do Piauí  
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

Recursos– 2ª Etapa – Prova Teórica

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande 
Universidade Federal do Ceará (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo  (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí (não houve recursos)
Universidade Federal de São Carlos  (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins (não houve recursos)

Arguições – 3ª Etapa – Agendamento

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo*
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí (local das arguições alterado em 27/11/18)
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

* O núcleos ainda não informou o agendamento. Conforme o cronograma que consta na ERRATA, as arguições acontecerão de 28/11 a 05/12.

Resultado – 2ª etapa – Prova Teórica

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí  
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

Locais de prova

Os endereços dos locais de prova podem ser consultados neste link.

Lembramos a todos os candidatos que a prova será realizada no dia 10/11/2018, às 13h30, horário de Brasília. Por isso, recomendamos atenção especial aos candidatos que farão a prova em núcleos cujo fuso horário for diferente desse. A prova tem duração máxima de 4 horas.

Recursos– 1ª Etapa – Projeto

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo  (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí (não houve recursos)
Universidade Federal de São Carlos  (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins

Resultado – 1ª Etapa – Projeto

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí  (arquivo alterado em 24/10/2018 – 16h50)
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

Edital de seleção em andamento: Edital 001/2018 – PROF-FILO – Processo Seletivo Nacional

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA INSCRIÇÕES

Devido à instabilidade no acesso ao formulário de inscrição, o prazo para inscrição está prorrogado até 02/10/18, 23h59. A área técnica já foi contatada e aguardamos a normalização do acesso até domingo, dia 30/09.

ERRATA 02

Carta de Fortaleza

As filósofas e os filósofos reunidos no primeiro Encontro Nacional PROF-FILO, realizado em Fortaleza-CE, redigiram um manifesto em prol da educação e da filosofia. Ele pode ser acessado aqui.

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – PROEB/DED/CAPES

A presente Chamada tem a finalidade de selecionar trabalhos relevantes de  pós-graduandos regularmente matriculados em um dos núcleos do PROF-FILO a serem indicados para o evento de dezembro de 2018 do PROEB (Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica).

EDITAL N° 002/2018 – PROF-FILO – MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA  – CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS -PROEB/DED/CAPES

Recursos – Edital nº001/2018 de inscrição para bolsas

Resultados após análise dos recursos apresentados à distribuição das bolsas

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas  (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande  (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará  (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo 
Universidade Federal do Maranhão  (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso  (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros  (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná  (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná  (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco  (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte   (não houve recursos)
Universidade Federal de São Carlos  (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí  (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins 

Resultado do Edital nº001/2018 de inscrição para bolsas

Resultado do Edital nº001/2018 de inscrição para bolsas

O número de bolsas disponível para cada núcleo pode ser consultado no Edital nº 001/2018.

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Tocantins 

Aula inaugural do PROF-FILO – Prof. Ronai Rocha

Aula inaugural ministrada pelo Professor Ronai Rocha (Universidade Federal de Santa Maria).

Data: 06/03/2018
Horário: 19h00
Local: Anfi 100, Edifício Dom Pedro I, Reitoria.

A aula será gravada e posteriormente disponibilizada por youtube e facebook.

Cartaz

Edital de inscrição para bolsas

A Coordenação Geral do PROF-FILO torna público o Edital que rege o processo de classificação dos alunos ingressantes em 2018, início das aulas em março de 2018, aos quais se destinarão as bolsas de estudos oriundas da Diretoria de Educação a Distância da CAPES. (DED/CAPES)

Edital nº 001/2018 – PROF-FILO
Portaria nº 61 de 22 de março de 2017 da CAPES que estabelece regras para concessão de bolsas nos mestrados profissionais 
Formulário de inscrição (a ser preenchido e entregue no respectivo núcleo do aluno)
ERRATA 001/2018 – PROF-FILO (altera datas do cronograma de inscrição e insere itens para distribuição das bolsas)

Esse Edital se destina exclusivamente aos aprovados no Processo Seletivo Turma 2018-2020.

Publicado em 02/03/2018, às 11h, horário de Brasília.

Núcleo PROF-FILO UFPR

Início das aulas em 26/02/2018, para os alunos do núcleo UFPR.

Em 19/02/2018 haverá reunião com o Coordenador local do Curso, Prof. Edmilson, às 14h, no 6º andar do D. Pedro II.

Outras orientações foram enviadas por email para os alunos. Verifiquem, além da caixa de entrada, a caixa de spam, emails com domínio hotmail normalmente vão para lá.

Classificação final – Processo Seletivo 2017/2018

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Tocantins 

Recursos – 3ª Etapa – Arguição

 

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande 
Universidade Federal do Ceará (não houve recursos)
Universidade Federal do Espírito Santo (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão  
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  
Universidade Federal do Piauí (não houve recursos)
Universidade Federal de São Carlos (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins

Resultado 3a Etapa – Arguições

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Tocantins

Arguições – 3ª Etapa – Agendamento

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

Recursos – 2ª Etapa – Projeto

Universidade Federal do ABC (não houve recursos)
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão  
Universidade Federal do Mato Grosso  (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros (aguardando resultado)
Universidade Estadual do Paraná  (aguardando resultado)
Universidade Federal do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos  (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins

Resultado – 2ª Etapa – Projeto

 

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins

Recursos – 1ª Etapa – Prova Teórica

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas (não houve recursos)
Universidade Federal de Campina Grande (não houve recursos)
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo  (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins (não houve recursos)

Resultado 1ª Etapa – Prova teórica

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo  
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros

Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal de São Carlos 
Universidade Federal do Tocantins
Edital de seleção em andamento: Edital 001/2017 – PROF-FILO – Processo Seletivo Nacional

Locais de prova

Os endereços dos locais de prova podem ser consultados neste link.

Lembramos a todos os candidatos que a prova será realizada no dia 07/10/2017, às 13h30, horário de Brasília. Por isso, recomendamos atenção especial aos candidatos que farão a prova em núcleos cujo fuso horário for diferente desse.

Resultado do Edital nº001/2017 de inscrição para bolsas

Resultado do Edital nº001/2017 de inscrição para bolsas

O número de bolsas disponível para cada núcleo pode ser consultado no Edital nº 001/2017, página 02.

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo  
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros 
Universidade Estadual do Paraná 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Federal do Pernambuco 
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Tocantins 

Edital de inscrição para bolsas

O Colegiado Geral do Mestrado Profissional em Filosofia torna público o Edital que rege o processo de classificação dos alunos ingressantes em 2017, início das aulas em abril de 2017, aos quais se destinarão as bolsas de estudos oriundas da Diretoria de Educação a Distância da CAPES. (DED/CAPES)

Edital nº 001/2017 – PROF-FILO
Formulário de inscrição (a ser preenchido e entregue no respectivo núcleo do aluno)

Esse Edital se destina exclusivamente aos aprovados no Processo Seletivo 2016.

Publicado em 15/03/2017, às 13h.

 

PROF-FILO

Edital de seleção encerrado.

Classificação final

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas 

Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Espírito Santo 
Universidade Federal do Maranhão 
Universidade Federal do Mato Grosso 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 
Universidade Estadual de Montes Claros (edital retificado em 03/01/2017)
Universidade Estadual do Paraná  
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pernambuco
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Piauí 
Universidade Federal do Tocantins

Resultados dos recursos à 3ª etapa – arguição do projeto

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Amazonas  (não houve recursos)

Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Ceará  (não houve recursos)

Universidade Federal do Espírito Santo  (não houve recursos)
Universidade Federal do Maranhão (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso (não houve recursos)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (não houve recursos)
Universidade Estadual de Montes Claros (não houve recursos)
Universidade Estadual do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Paraná (não houve recursos)
Universidade Federal do Pernambuco (não houve recursos)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (não houve recursos)
Universidade Federal do Piauí (não houve recursos)
Universidade Federal do Tocantins (não houve recursos)