Disciplinas

Disciplinas e créditos


Cada núcleo oferecerá disciplinas obrigatórias e um conjunto de optativas visando a formação do estudante e o embasamento teórico de seu trabalho de conclusão. O curso mantém a possibilidade da oferta de algumas disciplinas optativas a distância, preferencialmente na modalidade semipresencial.

Além dos créditos relativos à orientação da pesquisa, os núcleos farão a oferta mínima de oito créditos de disciplinas por semestre, sendo sugerido para o primeiro semestre a oferta de uma disciplina obrigatória e um seminário e, para o segundo, uma disciplina optativa e um seminário.

A oferta poderá ser ampliada, conforme as disponibilidades de cada núcleo.

Dessas disciplinas, apenas a disciplina de seminário de pesquisa tem um pré-requisito que é a disciplina de seminário de projeto e ambas, respectivamente, são cursadas sequencialmente no ano de ingresso do estudante no programa. As demais disciplinas não têm pré-requisitos e poderão ser cursadas a qualquer época ao longo dos dois anos de duração do curso.

O aluno deverá cumprir os créditos em disciplinas no decorrer dos 24 meses de duração do curso, sendo importante que as disciplinas de formação não sejam separadas do processo de investigação e elaboração do trabalho de conclusão.

 

Disciplinas obrigatórias


Filosofia do Ensino de Filosofia

Laboratório de Ensino de Filosofia

Seminário de Projetos

Seminário de Pesquisa

Ementas

Disciplinas optativas


Filosofia na Sala de Aula

Tópicos Específicos de Filosofia e o seu ensino

Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino

História do Ensino de Filosofia no Brasil

Elaboração de Material Didático

Argumentação, dialética e retórica

Ementas