MATRÍCULAS NO PERÍODO ESPECIAL 1/2020 – CURSO DE PSICOLOGIA
11 julho 2020

Pontos Importantes que o estudante deve considerar:

• CONSULTE SEMPRE O EDITAL DO ALUNO
  • O Período Especial 1/2020 deverá ocorrer no período de 29/06 a 26/09/2020. O calendário do período especial compreenderá três ciclos, cada qual contendo as seguintes etapas, oferta de disciplinas, solicitação de matrícula, processamento de matrículas, início das aulas.
  • Embora as disciplinas iniciem em 3 ciclos diferentes, todas serão desenvolvidas dentro do período citado no item 1, portanto, verifique cuidadosamente os horários das atividades síncronas ao solicitar matrícula nos diferentes ciclos, para evitar choque de horário.
  • A carga horária total da disciplina NÃO deverá ser alterada para o Período Especial, as atividades de sala de aula (síncronas) e as atividades fora de sala de aula (assíncronas) serão adaptadas e deverão ser realizadas em um período menor do que as 15 semanas tradicionais.
  • O número de horas-aula de uma determinada disciplina NÃO deverá ultrapassar a quatro horas diárias.
  • O controle de frequência será feito através de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvidos pelos(as) estudantes em horários diferentes da atividade síncrona da disciplina.
  • Caberá à/ao docente responsável pela disciplina, no que se aplicar, agendar o exame final considerada a disponibilidade de recursos tecnológicos das/dos estudantes e respeitado o quadro de horários das atividades remotas síncronas.
  • As solicitações de matrículas para as turmas das disciplinas ofertadas no período especial serão processadas conforme as prioridades já utilizadas pelo sistema de controle acadêmico no processamento das matrículas em período regular (Art. 49 da Res.37/97-CEPE).
  • As matrículas já realizadas pelas/pelos estudantes nas turmas das disciplinas ofertadas para o período regular do 1º semestre letivo de 2020 não serão afetadas pela oferta de novas turmas das mesmas disciplinas no período especial.

O PROCESSO DE MATRÍCULAS

1. A solicitação de matrícula nas disciplinas do período especial será realizada por iniciava das/dos estudantes, no Portal do Aluno (SIE), seguindo os diferentes prazos de solicitação de matrícula definidos no calendário do período especial PARA CADA CICLO.
  2. O estudante poderá solicitar, ao longo de todo o período especial, a matrícula em um número de disciplinas que resulte em uma carga horária de, no máximo, 180h. Não sendo computadas para este cálculo a carga horária das disciplinas optativas e de Monografia.
  3. A matrícula em período especial será efetivada respeitando-se a carga horária máxima semestral do curso (405 horas), e obedecidas todas as exigências curriculares, incluídos aqui os pré-requisitos.
  4. O limite de carga horária previsto no item 2 poderá ser acrescido em 1/3 (um terço) APENAS para as/os estudantes concluintes do curso.
  5. É vedada qualquer coincidência de horários das atividades remotas síncronas das disciplinas nos diferentes ciclos do período especial.
  6. Sob nenhuma hipótese haverá ajuste de matrículas para as disciplinas ofertadas no período especial.
  7. Sob nenhuma hipótese será permitida a matrícula como disciplina eletiva ou disciplina isolada nas disciplinas ofertadas no período especial.
  8. Para iniciar os seus estudos, as/os estudantes, com matrícula efetivada em turma de disciplina do período especial, deverão estabelecer um contato inicial com a/o docente responsável dentro do prazo máximo de três dias após o início das atividades didáticas da referida turma. Os contatos dos docentes estão disponíveis no Edital do Aluno.
  9. A interação docente/estudante durante o período especial somente será realizada de forma remota.
  10. A/O estudante PODERÁ solicitar à coordenação do curso, a qualquer tempo e sem justificava, o cancelamento da matrícula em disciplina ofertada no período especial.
  11. A/O estudante DEVERÁ solicitar à coordenação do curso o cancelamento da matrícula de disciplina ofertada no período regular do primeiro semestre levo de 2020 em que esteja matriculado, caso tenha sido aprovado em mesma disciplina durante o período especial.

A Coordenação