Aluno

VIDA ACADÊMICA

 

1.Qual o máximo de tempo que posso ficar no curso sem ser jubilado? 

            O currículo vigente do Curso de Graduação em Psicologia prevê o tempo médio para a conclusão da graduação de 5 anos (10 semestres) não podendo ultrapassar 7,5 anos (15 semestres). 

 

2. Qual a nota que preciso para ser aprovado?

Para ser aprovado por média você precisa ter frequência de no mínimo 75% da carga horária total da disciplina e obter no mínimo nota 70 (setenta) na média aritmética do conjunto de avaliações realizadas no semestre.

Se você alcançou a frequência mínima exigida e sua média final foi de no mínimo 40 (quarenta), deverá prestar exame final e, neste caso, será aprovado se obtiver no mínimo nota 50 (cinquenta) na média aritmética entre a nota do exame final e a média do conjunto das avaliações realizadas no semestre.

Mas atenção, se sua frequência for menor do que a mínima exigida para qualquer disciplina você será reprovado por frequência, independentemente da média final.

Para aprovação nas disciplinas de Monografia e Estágio e outras informações ver os Arts. 92 a 100 da Resolução nº 37/97-CEPE e os Regulamentos de Monografia e de Estágios do Curso de Psicologia. 

 

3.Como eu peço uma segunda chamada de prova? Sob que condições esse direito é concedido ao aluno?

O pedido (com a documentação comprobatória do impedimento da sua presença na data da prova) deve ser feito ao docente ou ao Departamento responsável pela disciplina no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data de realização da avaliação.

O docente ou o Departamento deverá se manifestar no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis. Deferido o pedido, o docente ou o Departamento deverá afixar em edital o local, a data e o conteúdo da avaliação de segunda chamada, com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência.

O Resolução nº 37/97-CEPE prevê as condições que dão direito à solicitação de segunda chamada.

 

4.Quais os passos que os alunos devem seguir para pedir revisão de prova? Como de fato essa revisão acontece?

Se não teve acesso à prova corrigida, você deve primeiramente requerer vista da prova ao Departamento responsável pela disciplina, no prazo de 3 (três) dias úteis contados da divulgação das notas. O departamento deverá conceder a vista no prazo de 3 (três) dias úteis a contar do recebimento do requerimento.

Após a vista da prova você poderá, no prazo de 3 (três) dias úteis, apresentar requerimento justificado de revisão das questões que considere terem sido indevidamente corrigidas. O Departamento ouvirá então o professor que poderá, ou não, reconsiderar sua avaliação. Caso o professor não reconsidere a avaliação o Chefe do Departamento designará uma comissão de 3 (três) professores para efetuar a revisão da prova.

Em qualquer caso o Departamento terá 10 (dez) dias úteis para dar conhecimento formal ao(à) estudante sobre o resultado do pedido de revisão.

Atenção: se a prova final da disciplina ocorrer antes de vencido este prazo, você deverá se submeter a ela sendo que a respectiva nota será desconsiderada quando for o caso. 

A Resolução nº 37/97-CEPE prevê os procedimentos para solicitação de revisão de prova.

 

5.Quanto tempo o aluno pode chegar atrasado sem que seja considerada a sua falta?

Não há na resolução nada que se refira à tolerância de tempo para o cômputo da frequência nas aulas, ficando a critério do professor.

 

6.A quantas avaliações o aluno tem direito por semestre? Essas avaliações devem ser necessariamente provas?

Com exceção de Monografia e Estágio, toda disciplina deverá ter no mínimo duas avaliações formais por semestre, sendo pelo menos uma escrita. Avaliação formal é aquela realizada com prévia divulgação aos alunos e cujo resultado será utilizado no cálculo da média final da disciplina.

Para mais informações ver os Arts. 92 a 100 da Resolução nº 37/97-CEPE e os Regulamentos de Monografia e de Estágios do Curso de Psicologia. 

 

7.O professor tem a obrigação de avisar aos alunos com antecedência quando irá faltar? Se não, que procedimentos adotar quando um professor falta?

Sempre que possível o professor deve avisar aos alunos com antecedência. Se a ausência do professor se der por alguma emergência, ele deve informar ao Departamento de Psicologia – DEPSI que dará o aviso aos estudantes com as recomendações do professor.

Não havendo nenhum aviso, o representante de classe deve solicitar na secretaria da Coordenação do curso o formulário de comunicação de falta de professor, preencher os campos, assinar e anexar a lista com o nome e assinatura dos estudantes presentes.

Mas atenção: Após a entrega da lista de presença na coordenação não será permitida a inclusão de mais nenhuma assinatura.

 

8.O que o aluno pode fazer quando percebe que o professor não está cumprindo a ementa da disciplina?

O representante de classe deverá ser acionado para solicitar esclarecimentos ao professor da disciplina. Caso restem dúvidas não sanadas pelo professor o representante de classe informará formalmente a situação ao Coordenador do curso, solicitando as providências cabíveis.

 

9.O que fazer quando o aluno sente que foi prejudicado em algum aspecto por razões pessoais pelo professor?

O estudante deve encaminhar queixa por escrito e fundamentada ao Coordenador do curso solicitando providências.

 

10.O que fazer quando o professor cobra em prova matéria que não foi dada em sala de aula?

O representante de classe deverá ser acionado para solicitar esclarecimentos ao professor da disciplina. Caso restem dúvidas não sanadas pelo professor o representante de classe informará formalmente a situação ao Coordenador do curso, solicitando as providências cabíveis.

 

11.Como posso entrar num grupo de estudos?

            Você precisa se informar a respeito dos grupos de estudo que estão em andamento e os que estão iniciando no Departamento de Psicologia, nos editais espalhados pelos corredores, nos grupos de Psicologia do Facebook ou em contato com alunos e professores.

 

12.Como posso saber quais projetos de pesquisa e extensão estão em andamento?

            Você precisa se informar a respeito dos projetos que estão em andamento e os que estão iniciando no Departamento de Psicologia, nos editais espalhados pelos corredores, nos grupos de Psicologia do Facebook ou em contato com alunos e professores.

 

13.Onde encontro o e-mail dos professores?

Diretamente com o professor ou no Departamento ao qual ele está vinculado.

 

14.Onde encontro o calendário acadêmico?

            Na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados http://www.ufpr.br/soc/. Procurar em “Resoluções Vigentes” do CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

15.Tenho aula no Politécnico, o que faço?

Existem várias opções de transporte coletivo para chegar lá, dentre elas:

Chegando lá, você deve procurar o ensalamento da disciplina que vai cursar nos respectivos Departamentos. Importante saber o código da disciplina para facilitar a busca do ensalamento. Boa aula!

 

16.Tenho aula no HC, o que faço?

            As aulas no HC são ministradas no endereço R. Padre Camargo, 530 ou na Rua General Carneiro, 181. Esses endereços variam dependendo da disponibilidade de sala no bloco onde o professor vai ministrar as aulas no semestre. A sugestão é chegar um pouco antes e procurar essa informação.

 

17.Como funciona o RU – Restaurante Universitário?

Todo estudante da UFPR pode se alimentar em qualquer RU da Instituição mediante a apresentação da carteirinha de estudante ou do Comprovante de Matrícula. Confira os preços, cardápio e horários de funcionamento em www.pra.ufpr.br/portal/ru

 

18.O que é o CAP?

É o Centro Acadêmico de Psicologia da UFPR.  É o espaço onde os estudantes se reúnem para, entre outras atividades estudantis, discutir problemas do curso e/ou da universidade, lutar pela conquista de melhorias na graduação e programar eventos.

O CAP está na rede social: https://www.facebook.com/capufpr?fref=ts

 

19.A UFPR oferece modalidades de intercâmbio?

Sim, as informações estão na página www.internacional.ufpr.br

 

20.Como faço para fazer Mestrado em Psicologia na UFPR?

            As informações sobre o Mestrado em Psicologia podem ser obtidas na Secretaria da Coordenação do Mestrado, pelo telefone 3310 2644 ou no link:  http://www.humanas.ufpr.br/portal/psicologiamestrado/

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES/DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

1.Quantas horas de atividades complementares preciso integralizar?

            O currículo vigente do curso de Psicologia prevê o cumprimento de 180 horas de atividades formativas complementares nas modalidades: Ensino, Pesquisa e Extensão. Voce deverá computar obrigatoriamente carga horária mínima de 60 horas em cada modalidade. Para mais informações acesse Regulamento de Atividades Complementares do curso de Psicologia 

 

2.Que atividades validam horas de ensino, pesquisa e extensão?

            O detalhamento das atividades complementares do Curso de Psicologia da UFPR está descrito no Regulamento específico. Para submeter as atividades formativas realizadas à análise da Comissão de Avaliação, é necessário preencher formulário específico e anexar as cópias dos certificados. Isso vale tanto para as atividades realizadas na UFPR quanto nas atividades externas.

 

3.Quantas horas preciso cumprir de disciplinas optativas?

O currículo vigente do curso de Psicologia prevê o cumprimento de 460 horas em disciplinas optativas. O rol de disciplinas válidas para o computo desta carga horária está na página do curso.

 

4.Como se abre uma disciplina optativa? O aluno pode solicitar que alguma outra matéria que não conste nas optativas seja aberta? Qual é prazo para haver a solicitação?

As disciplinas optativas são ofertadas pelos professores, com autorização do respectivo Departamento. Havendo interesse de pelo menos 10 estudantes do curso de Psicologia em cursar alguma disciplina optativa das constantes no rol de disciplinas do Departamento de Psicologia (cujos códigos iniciam com HP), do currículo em vigor, eles deverão entrar em contato com o professor que analisará o pedido. Se o professor tiver interesse e disponibilidade de carga horária poderá solicitar ao Departamento a abertura de turma da disciplina, em tempo hábil para a inclusão dessa disciplina no Plano Departamental que deverá ser aprovado em reunião da Plenária Departamental.

Nenhum Departamento tem autonomia para abrir turma de disciplina que não seja de sua responsabilidade.

 

5.Como faço uma pesquisa científica (IC e PVA)?

Voce  pode participar de pesquisa científica junto a um professor de duas formas:

– na modalidade IC – Iniciação Científica, coordenada pela PRPPG – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação podendo inclusive concorrer a bolsa auxílio. Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.prppg.ufpr.br/site/

– na modalidade PVA – Programa de Voluntariado Acadêmico, coordenado pela PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação, neste caso não há pagamento de bolsa auxílio .

 

6.O que é o PET (Programa de Educação Tutorial)?

O PET Psicologia – Programa de Educação Tutorial – é constituído por grupo de alunos que, orientados por um professor tutor, buscam promover e participar de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão que venham a contribuir para a melhoria do curso por meio da ampliação e do aprofundamento dos temas já abordados pelo currículo, além de assuntos que não fazem parte do programa.

Consta do Manual de Orientações do MEC que “o Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.”

Mais informações em http://psicopetufpr.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/pages/PET-Psicologia-UFPR/146539155441246

 

ESTÁGIO

 

1.Como posso conseguir um estágio não obrigatório? Ele contabiliza horas para o estágio obrigatório?

            Procurando estágio por conta própria, dentro ou fora da UFPR ou cadastrando-se em agentes de integração conveniados com a UFPR, que oferecem vagas de estágio. Para realizar estágio não obrigatório é necessária a supervisão de um professor do Departamento de Psicologia – DEPSI. O Termo de Compromisso e o Plano de Atividades deverão ser previamente aprovados pela Comissão de Orientação de Estágio – COE do curso.  As informações sobre estágio podem ser acessadas nos seguintes links: Coordenação Geral de Estágios e Regulamento de Estágios do Curso de Psicologia

            O estágio não obrigatório devidamente regularizado contabiliza horas de atividades complementares de extensão e não pode ser utilizado para o cômputo da carga horária de nenhum dos estágios obrigatórios do curso.

 

2.Como funcionam os estágios obrigatórios?

            Os estágios obrigatórios são disciplinas do 5º ano da graduação e você deverá optar por realizar seus estágios em duas áreas de atuação dentre as três disponíveis: Saúde, Educação e Trabalho.

            Atenção para os pré-requisitos exigidos para cursar os estágios em cada uma das áreas,  se você não tiver sido aprovado nas disciplinas que são pré-requisitos e não obtiver, do Colegiado do Curso, a dispensa do(s) pré-requisito(s) não será possível realizar a matrícula nos estágios.

 

3.Posso fazer o estágio obrigatório fora da UFPR?

            Sim, mas é importante salientar que para realizar estágio obrigatório, tanto interno como externo, é imprescindível estar regularmente matriculado na disciplina e, portanto, sob supervisão de professor do Departamento de Psicologia, bem como formalizar a respectiva documentação.

 

4.Quais os documentos necessários para iniciar estágios obrigatórios e não-obrigatórios?

O Termo de Compromisso de Estágio padrão da UFPR pode ser acessado e preenchido online conforme orientações constantes na página. Os agentes de integração conveniados e órgãos públicos emitem seus próprios documentos para início e encerramento de estágio obrigatório e não obrigatório.

Importante ressaltar que todos os documentos de estágio não obrigatório, previamente assinados pelo estagiário, orientador no local do estágio e professor supervisor do DEPSI, deverão ser avaliados pela Comissão Orientadora de Estágio-COE/Psicologia. Caso aprovados pela COE/Psicologia, serão assinados pelo Coordenador do Curso após o que devem ser retirados pelo estudante para a coleta da assinatura Coordenação Geral de Estágios-CGE, que finaliza a regularização da documentação. O procedimento é o mesmo para os termos de compromisso emitidos pelos agentes de integração conveniados e por outros órgãos públicos.

A COE/Psicologia se reúne quinzenalmente, na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês, exceto em janeiro. O calendário de reuniões da COE é afixado no Edital da Coordenação no início de cada ano letivo.

Os estágios obrigatórios também devem ser formalizados com Termo de Compromisso, no entanto não precisam de avaliação da COE-Psicologia.

 

5.Quais os documentos necessários para finalizar estágios obrigatórios e não-obrigatórios?

Ao término do estágio não obrigatório é preciso acessar a Ficha de Avaliação, que deverá ser preenchida e entregue à COE/Psicologia com as assinaturas do estagiário, orientador no local do estágio e professor supervisor do DEPSI. Se o parecer da COE/Psicologia for favorável será autorizada a impressão do respectivo certificado que servirá para o computo das horas de atividade complementar de extensão. Após a avaliação da COE/Psicologia, você deverá retirar sua Ficha de Avaliação na Coordenação do Curso e encaminhá-la à CGE para a emissão do certificado. O procedimento é o mesmo para os estágios realizados através dos agentes de integração conveniados e outros órgãos públicos que não emitirem certificado ou declaração de final de estágio.

Por serem disciplinas, os estágios obrigatórios não geram certificado. O documento de rescisão de contrato deverá ser encaminhado à CGE para o encerramento de seu estágio.

 

PROVAR

 

1.Sou aluno do curso de psicologia e quero mudar de curso dentro da UFPR. Onde encontro informações sobre o PROVAR (Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes)?

            As informações sobre o PROVAR – Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes da UFPR, na modalidade Reopção de curso, bem como os prazos, condições e documentação necessária para inscrever-se estão disponíveis no link http://www.provar.ufpr.br/

 

2.Sou aluno do curso de psicologia de outra instituição quero mudar para a UFPR. Onde encontro informações sobre transferência?

As informações sobre o PROVAR-Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes da UFPR, na modalidade Transferência, e nas demais modalidades previstas no Programa, bem como os prazos, condições e documentação necessária para inscrever-se estão disponíveis no link http://www.provar.ufpr.br/

 

3.Ingressei na UFPR pela modalidade transferência externa do PROVAR.  Como realizo minha matrícula?

Após realizar o registro acadêmico na PROGRAD, você de deverá dirigir-se a secretaria da Coordenação do Curso para que esta realize sua primeira matrícula, bem como orientá-lo sobre seu enquadramento no currículo da UPFR. As próximas solicitações de matrícula deverão ser realizadas no Portal do Aluno, nos prazos previstos no Calendário Acadêmico.

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

 

1.Existe assistência psicológica aos estudantes de psicologia, ofertada pela universidade?

            Sim, o estudante deve procurar o plantão institucional no CEAPPE, no subsolo do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade – Telefone: (41) 3310-2840.

 

2.Onde encontro espaço para conversar sobre os desafios da vida acadêmica?

            Procure o plantão institucional no CEAPPE, no subsolo do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade – Telefone: (41) 3310-2840.

 

3.Onde posso encontrar bolsas e auxílios para manter os estudos?

            O programa de benefícios econômicos para manutenção do estudante com fragilidade econômica (PROBEM) oferece as seguintes bolsas: Permanência, Auxílio refeição, Bolsa moradia. Informações: PROBEM – Telefone: 3360-5221; Site: www.intranet.ufpr.br/probem

 

4.Quem devo procurar em caso de adoecimento?

            Há dois centros de atendimento à saúde do estudante: a Casa 3, no Campus Politécnico – Telefone: 3361-3066; a Casa 4, no Campus Agrárias – Telefone: 3350-3776.

 

5.Em caso de dor de dente, onde encontro auxílio?

            Procure o centro de triagem odontológica, no Campus Jardim Botânico – Telefone: 3360-4030; Email: triagem.odonto@ufpr.br

 

6.Onde retiro a carteira de estudante e tenho outras informações estudantis?

            As informações sobre Carteirinha de Estudante podem ser obtidas no link: https://duvidas.documentodoestudante.com.br/hc/pt-br

            Outras informações estudantis podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – Campus da Reitoria – Telefone: (41) 3360-5191 e na página http://www.prae.ufpr.br/prae/

 

7.Onde encontro informações sobre moradia universitária?

            Tem várias: Casa do Estudante Universitário (CEU) – Telefone: (41) 3222-4911, Site: www.ceupr.ciom.br; Lar da Acadêmica de Curitiba (LAC), só para mulheres – Telefone: (41) 3362-0436, Site: www.lac.ufpr.br; Casa da Estudante Universitária de Curitiba (CEUC), só para mulheres – Telefone: (41) 3264-6244, Site: www.ceuc.ufpr.br Mais iformações podem ser obtidas na página da PRAE: http://www.prae.ufpr.br/prae/

 

8.Como vou de um campus para outro de ônibus e gratuitamente?

            Utilizando o ônibus Intercampi, da UFPR. Informações sobre horário e roteiro no site www.prae.ufpr.br/prae/horario-e-roteiro.

 

INICIATIVAS ESTUDANTIS NA PSICOLOGIA UFPR

 

Coletivo Rosas – https://www.facebook.com/ColetivoRosas

Delfos – Empresa Júnior de Psicologia – delfosej@hotmail.com  www.facebook.com/delfosjr 

PermaneSENDO UFPR –Tel.: 41 3310 2840;  permanesendo@gmail.com; www.facebook.com/permanesendo ; www.permanesendo.wix.com/ufpr

PET Psicologia – psicopet@hotmail.com; www.psicopetufpr.blogspot.com.br/

Psicologia em Cartaz- www.facebook.com/Psicologiaemcartaz

 

 

TELEFONES E SITES ÚTEIS

 

PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

http://www.prae.ufpr.br/prae/

Tel.: 41 3360 5221

 

PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional

http://www.prograd.ufpr.br/prograd/

Tel.: 41 3310 2767

NAA – Núcleo de Acompanhamento Acadêmico

Tel.: 41 3310-2674

 

PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

http://www.proec.ufpr.br/

Tel.: 41 3310-2607

 

Ouvidoria Geral da UFPR

http://www.ouvidoriageral.ufpr.br/

Tel.: 41 3310-2674 e 3310-2800

 

Setor de Ciências Humanas

http://www.humanas.ufpr.br/portal/

Tel.: 41 3360 5092

 

CEAPPE – Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação

http://www.humanas.ufpr.br/portal/ceappe/

Tel.: 41 3310 2840

 

CPA – Centro de Psicologia Aplicada

http://www.psicologia.ufpr.br/nucleos/cpa.html

Tel.: 41 3310 2614

 

CELIN UFPR – Centro de Línguas e Interculturalidade

http://www.celin.ufpr.br/

Tel.: 41 3363 3354

 

Site Oficial da UFPR:

www.ufpr.br

 

Linhas de Ônibus – URBS:

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/horario-de-onibus

Ligue 156 para informações.

 

Ônibus Intercampi:

http://www.prae.ufpr.br/prae/horario-e-roteiro/

 

Documento construído com a colaboração dos estudantes do Projeto PermaneSENDO e do PET-Psicologia