O Curso

O Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná é generalista, habilitando o graduado a exercer plena e integralmente as funções de psicólogo, independentemente da área ou campo de atuação. A principal forma de ingresso no curso é o processo seletivo Vestibular da UFPR para o qual o curso oferta oitenta vagas anualmente. O curso é semestral, diurno –  com aulas nos turnos matutino e vespertino – e tem duração mínima de dez e máxima de quinze semestres. O título conferido ao concluir a graduação é o de Psicólogo.

A matriz curricular do curso é constituída por disciplinas obrigatórias e optativas, ofertadas por oito departamentos de diferentes Setores da UFPR – Anatomia, Antropologia, Estatística, Farmacologia, Filosofia, Fisiologia, Genética e Psicologia – estágios básicos e específicos; e pelas atividades complementares. Articula, assim, os conhecimentos, habilidades e competências que definem o núcleo comum para a formação em Psicologia no País em torno dos eixos estruturantes previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, decompostos em conteúdos curriculares e agrupados em atividades acadêmicas. O intuito é garantir que os alunos possam conhecer diferentes pontos de vista a respeito do objeto, dos métodos e das práticas psicológicas, aprendendo a confrontá-las e reconhecendo suas possibilidades e limites na compreensão do fenômeno psicológico e na intervenção na realidade social.

Os conteúdos curriculares do curso, organizados em torno destes eixos, são abordados, em diferentes disciplinas, por quatro grandes referenciais teórico-metodológicos da Psicologia – Psicanálise, Psicologia Behaviorista, Psicologia Histórico-Cultural e Psicologia Fenomenológico–Existencial – e em quatro grandes áreas – Fundamentos; Saúde; Escolar e Educacional; Organizacional e do Trabalho.

Por conta dessa diversidade da Psicologia como ciência e profissão, no que se refere às abordagens teórico-metodológicas, às práticas e aos contextos de inserção profissional, os cursos de Psicologia no país se diferenciam em ênfases curriculares, suficientemente abrangentes para que não se caracterizem como um tipo de especialização, ênfases estas as quais envolvem um subconjunto de competências e habilidades dentre aquelas que compõem o conjunto das competências gerais do psicólogo. No currículo do curso de Psicologia da UFPR estão definidas três ênfases, devendo o estudante, necessariamente, optar por concentrar seus estudos de graduação em duas delas: 1) Psicologia e processos educativos; 2) Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde;  3) Psicologia e processos de trabalho e de gestão,

A concentração dos estudos e das práticas nas ênfases escolhidas é garantida pelas opções que o acadêmico realiza ao longo do curso em relação: às disciplinas do núcleo de conteúdos optativos das ênfases, às atividades complementares previstas (incluindo-se aí os estágios não obrigatórios) e aos estágios específicos, que abrangem tanto competências e habilidades do núcleo comum quanto de cada uma das ênfases do curso.

Para fins de integralização da carga horária de estágios obrigatórios prevista na matriz curricular – 750 horas – o estudante deve cursar 150 horas de estágio básico e 600 horas de estágios específicos, em duas dentre as três áreas ofertadas (Educação, Saúde e Trabalho), cada qual vinculada a uma ênfase do curso.

Para concluir o curso, o estudante deve ainda elaborar, apresentar e defender trabalho monográfico, sob orientação de um professor do Departamento de Psicologia, bem como integralizar, no decorrer da graduação, 460 horas de disciplinas do rol do núcleo de conteúdos optativos comum e das ênfases, além de 180 horas de Atividades Formativas Complementares.

Os estudantes do Curso de Psicologia contam com a possibilidade de realizar parte de suas atividades nos Laboratórios e Núcleos de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia, quais sejam: Laboratório de Fenomenologia; Laboratório de Neuropsicologia; Laboratório de Psicanálise; Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural; Laboratório de Psicopatologia Fundamental; Núcleo de Análise do Comportamento; Núcleo de Psicologia do Trânsito; Núcleo de Psicologia e Saúde; Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho. Também é possível desenvolver atividades complementares no Programa de Educação Tutorial PET- Psicologia, na Delfos – Empresa Junior de Psicologia e em laboratórios e núcleos de outros cursos da UFPR cuja atividade seja vinculada com a Psicologia. O curso conta ainda com o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) e o Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE), onde podem ser realizados estágios obrigatórios e outras atividades de pesquisa e extensão.