Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade

O Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) está vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, certificado pelo CNPq desde 2011, realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão. Caracteriza-se, ainda, como um Núcleo de Pesquisas e dentre suas atividades organiza grupos de estudo, colóquios, seminários, eventos e debates, tendo como foco as seguintes Linhas de Pesquisa:

• Fenomenologia, Psicologia e Saúde Mental: Pesquisa, Intervenção e Processos Compreensivos;
  • História do Movimento Fenomenológico no Brasil;
  • Fenomenologia e Ciências do Homem;
  • Fenomenologia da Experiência Religiosa e Saúde Mental

Como Grupo de Pesquisas, o LabFeno se reúne semanalmente para discutir, debater e dialogar em torno de seus temas principais e das Pesquisas em desenvolvimento pelos Pesquisadores (Mestrandos e Doutorandos, Parceiros, Iniciação Científica, etc.) atrelados ao Laboratório. Além disso, promove ainda debates com convidados e com produções atuais efetivados por seus colaboradores.

Como Núcleo de Pesquisas, o LabFeno possui parcerias com diversos outros Grupos, Núcleos, Entidades ou Instituições de Pesquisa e Ensino, dentre eles: GT Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (Anpepp), GT Psicologia & Religião (Anpepp), Grupo de Pesquisas Religiosidade e Processos de Subjetivação (PUCPR/UFPR), PEQUI – Grupo de Pesquisa e Acolhimento às primeiras crises do tipo psicóticas  (Centro Universitário Franciscano do Paraná – FAE); Filosofia e Psicologia Clínica (Universidade Federal Fluminense – UFF); Grupo de Pesquisa em História da Filosofia (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE); Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (Universidade Federal do Amazonas – UFAM); Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (Universidade Federal do Pará – UFPA); Psicologia, Subjetividade e  Fenomenologia: Teoria e Prática Clínico-Sociais (Universidade Federal de Uberlândia – UFU); Psicoterapia, psicopatologia, epistemologia e linguagem (PsiCC/UnB).

Reuniões do Grupo de Pesquisas: (abertas ao público)

Horários: 4as feiras das 18h às 20h

Local: Sala 113 – Prédio Histórico da UFPR (Ala Alfredo Buffren)

Contatos: aholanda@yahoo.com