Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural

Criado em 2011, o Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural (LAPSIHC), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, no campo da Psicologia marxista, fundamentadas no método materialista histórico-dialético, nas áreas da educação, trabalho e saúde.

Para isso, busca integrar os trabalhos de docentes do Departamento de Psicologia, bem como de outros docentes da Universidade Federal do Paraná e de pesquisadores da comunidade externa, no campo da Psicologia Histórico-Cultural. O LAPSIHC visa, ainda, a contribuir com a expansão dos estudos e pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural, de modo a aprofundar os conteúdos, temas e problemas constantes nas ementas das disciplinas obrigatórias e optativas referentes a esta vertente teórico-metodológica no Curso de Psicologia da UFPR.

O LAPSIHC reúne estudos e pesquisadores da graduação e pós-graduação, bem como organiza e realiza atividades de intervenção em Psicologia Histórico-Cultural, tanto nos campos de estágio, quanto na oferta de atividades de extensão.