Pensar os fenômenos como a mundialização financeira, a crise do Estado de bem-estar (e do seu sucedâneo, o Estado neoliberal), as novas formas de sociabilidade capitalista, a violência, a formação de blocos econômicos em escala internacional, o superimperialismo, etc., implica um preparo intelectual cada vez mais exigente, especialmente para os profissionais envolvidos na gestão pública e na assessoria política, na implementação e avaliação de políticas governamentais, no ensino das ciências humanas e jurídicas, na administração pública e privada, nos movimentos populares, nas organizações não-governamentais, enfim para todos aqueles que desejam compreender e necessitam explicar os processos sócio-políticos contemporâneos.

O curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA visa formar, no estado do Paraná, profissionais capazes de analisar com profundidade os fenômenos políticos e sociais. Faz parte dos objetivos do curso ampliar as oportunidades de qualificação e atualização profissional, além de preparar aqueles que desejam ingressar no mestrado.

O curso proposto tem a preocupação de dar uma formação que contemple as dimensões técnico-profissional, científica, pedagógica e cultural.

O Departamento de Ciências Sociais (DECISO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pelo Curso de Especialização em Sociologia Política, é composto por um corpo docente qualificado e com inserção no cenário nacional. A produção científica dos professores do Curso contempla a publicação de vários livros e a edição da Revista de Sociologia e Política, além da participação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Sociologia.