Disciplina:

Metodologia de Pesquisa

Professor Responsável:

Prof. Dr. Paulo Roberto Neves Costa

Ementa:

A construção do objeto da Sociologia Política. Projeto de pesquisa. Estudos monográficos em Sociologia Política.

Objetivos:

O objetivo do curso é menos oferecer ao estudante um repertório completo das técnicas de pesquisa disponíveis ao cientista social e mais discutir as dificuldades “lógicas” e “práticas” envolvidas no processo de construção do objeto de pesquisa em Sociologia Política a partir de um interesse difuso.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I: O campo teórico da Sociologia Política
UNIDADE II: O campo institucional da Sociologia Política
UNIDADE III: O campo de pesquisa da Sociologia Política brasileira, hoje.
UNIDADE IV: A conduta na pesquisa
UNIDADE V: Ler, escrever, citar
UNIDADE VI: A elaboração do projeto de pesquisa: a definição do tema, a construção do objeto, a formulação de hipóteses, o marco teórico.

Referências Bibliográficas Obrigatórias:

DE CARVALHO, J. M. A construção da ordem. A elite política imperial; e Teatro de sombras. A política imperial. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ/Relume-Dumará, 1997.Introdução, p. 11-19.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1988.
REIS, F. W. O tabelão e a lupa: teoria, método generalizante e ideografia no contexto brasileiro, in Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 16, jun. 1991.p. 27-42.
SARTORI, G. Da sociologia da política à sociologia política. In: LIPSET, S. M. (org.). Política e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Referências Bibliográficas Complementares:

ALMOND, G. A. Separate Tables. Schools and Sects in Political Science. In: _____. A Discipline Divided. Schools and Sects in Political Science. London: Sage, 1990.
ARON, R. Relato, análise, interpretação, explicação: crítica de alguns problemas do conhecimento histórico. In: _____. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. Cap. 2, p. 43-97.
DE ALMEIDA, P. R. Relações internacionais. In: MICELI, S. (org.). O que ler na Ciência Social brasileira: 1970-1995. Vol. III: Ciência Política. São Paulo/Brasília: Sumaré/ ANPOCS/CAPES, 1999.