Disciplina:

Teoria do Estado Contemporâneo

Professor Responsável:

Prof. Dr. Nelson Rosário de Souza

Ementa:

A procedência do Estado de Bem-Estar Social. As práticas do Estado de Bem-Estar Social: a nova configuração de poder e o antivalor. A crise da sociedade de bem-estar, a questão social e as tensões da participação política. Políticas públicas, cidadania, poder e governabilidade.

Objetivos:

Introduzir o aluno ao debate atual sobre o Estado do Bem-estar social e sua crise. Aprofundar a reflexão, a partir do instrumental conceitual disponível, sobre temas correlatos à crise do Estado contemporâneo: questão social, cidadania, as novas configurações de poder e a governabilidade.

Conteúdo Programático:

UNIDADE I: A procedência do Estado do Bem-Estar Social: social democracia e teoria Keynesiana.
UNIDADE II: As políticas sociais e a nova configuração de poder.
UNIDADE III: Rumo a um novo modo de produção?

Referências Bibliográficas Obrigatórias:

DE OLIVEIRA, F. “A Economia Política da Social Democracia”. Revista USP. São Paulo, no. 17. 1993. p.136-143.
REIS, Fábio W. “Democracia, igualdade e identidade”. In: Renato Perissinotto e Mário Fuks (Orgs.). Democracia: Teoria e Prática. Rio de Janeiro. Relume Dumará. 2002.
TOPALOV, C. Da questão social aos problemas urbanos: os reformadores e a população das metrópoles em princípios do século XX. In: RIBEIRO, L. C. e PECHMAN, R (Orgs.). Cidade, Povo e Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. p. 23-51.

Referências Bibliográficas Complementares:

POLANY, K. “Capítulos 16 a 21”, In: Idem. A Grande Transformação: As Origens da nossa Época. Rio de Janeiro: Campus, 1980. p. 193-252.
HABERMAS, J. “Soberania popular como procedimento”. Novos Estudos CEBRAP. no. 26. mar. 1990.
SALES, T. “Raízes da desigualdade social na cultura política brasileira”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo/ANPOCS. no. 25, jun. 1994.(Obs.: Ver também na mesma revista comentários: Francisco de Oliveira, Juarez Lopes, Vera Telles e Teresa Sales. Ou seja: p. 26 a 51).
SANTOS, B. S. Reinventar a democracia: entre o pré-contratualismo e o pós-contratualismo. In: OLIVEIRA, F. e PAOLI, M. C. Os Sentidos da Democracia. Petrópolis, Vozes, 1999.