GRUPO DEMOCRACIA E INSTITUIÇÕES POLÍTICAS – UFPR

Professor:

SÉRGIO SOARES BRAGA

O Grupo de Pesquisa Democracia e Instituições Políticas tem como tema central a democracia nas sociedades contemporâneas. Os pesquisadores buscam realizar estudos empíricos sobre as formas de participação política, tradicionais ou não, existentes em experiências democráticas concretas.

Nesse sentido, os estudos realizados no interior do Grupo poderão tratar dos mais diversos temas, tais como: representação política, política partidária, relação Executivo-Legislativo, democracia conselhista, processos políticos de constituição da agenda pública etc.. É objetivo do Núcleo também vincular esses estudos empíricos a discussões teóricas mais amplas feitas à luz dos problemas colocados pela teoria contemporânea da democracia.

No momento, estamos realizando uma pesquisa integrada, voltada para a investigação do comportamento político dos parlamentares paranaense. Para tanto, a nossa pesquisa leva em conta as seguintes variáveis:

1) as regras e os procedimentos institucionalizados, tanto internos quanto externos à Assembléia Legislativa;
2) a dinâmica argumentativa associada ao processo decisório;
3) características políticas, sociais, econômicas, culturais e ideológicas dos deputados;
4) relações existentes entre os parlamentares e os diferentes grupos e subgrupos organizados e atuantes na sociedade paranaense.